Você sabe o que é PINHOLE?

Hoje, 14/12/2020, é um dia muito especial, pois teremos um Eclipse Solar, evento no qual a Terra, Sol e Lua se alinham bloqueando a lua solar de incidir na Terra, criando uma região de penumbra conforme esquema abaixo:

Arte sobre eclipse — Foto: Arte/BBC

No Brasil, o eclipse será visível de forma parcial e começará às 11:33 no horário de Brasília e terminará às 15:53. Mas observar diretamente o sol pode danificar nossos olhos. Então, como nos proteger e observar de forma segura? A maneira mais prática é usando óculos especiais para eclipses, que geralmente têm armações de papelão e filtros solares na composição das lentes. Se você não conseguir um desses, ainda pode fazer um dispositivo “pinhole” com uma caixa de papelão e uma folha de papel alumínio. O método permite projetar a sombra do Sol em uma folha branca e ver o disco solar ficando sem um pedaço de sua circunferência.

Diagrama para construir uma caixa “pinhole” que permite observar o eclipse com segurança (Imagem: Reprodução/Time and Date AS)

Esse método de se observar eclipses é a técnica chamada projeção indireta. Ela pode ser utilizada para a observação de manchas solares, eclipses totais e parciais do Sol e os trânsitos dos planetas Mercúrio e Vênus. Pode ainda ser usada para observar as nuvens que movem-se à frente do Sol. Considerando que o observador não olha para o Sol diretamente em momento algum, mas somente para uma imagem do Sol projetada em uma superfície, não há nenhum risco para a visão.

Entretanto, deve-se tomar cuidado para que os alunos não olhem diretamente através do projetor (telescópio, binóculos, etc.), pois isso poderia causar dano irreversível à visão. Deve-se tomar especial cuidado se houver crianças presentes. Mesmo na fase de totalidade, quando todo o disco solar se encontra encoberto e somente a corona é visível, o Sol não deve ser observado diretamente, pois não se sabe o exato momento em que a fase de totalidade irá terminar, e o repentino reaparecimento do Sol pode pegar desprevenido o observador e causar sérios problemas para a visão.

Em anexo o Método da Projeção Indireta da NASA – National Aeronautics and Space Administration.

Referências:

Acompanhamento do Sol em tempo real: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/SEgoogle2001/SE2020Dec14Tgoogle.html

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/12/11/eclipse-solar-total-saiba-onde-e-quando-podera-ser-visto-o-fenomeno-de-14-de-dezembro-no-brasil.ghtml

https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/SEgoogle2001/SE2020Dec14Tgoogle.html

https://eclipse.gsfc.nasa.gov/

Publicado por jeanedefatima

Professora apaixonada por ensinar e promover a aprendizagem.

Deixe um comentário